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  • LOCAL

    Transmissão Online

  • DATA

    09/06 a 10/06, 08h30 às 12h30

  • DURAÇÃO

    8 h

  • INVESTIMENTO

    R$ 1.090,00

  • PRÓXIMAS TURMAS

Objetivos

Examinar os principais fatores que moldam o desenvolvimento da função compras e da negociação, levando em consideração a mudança de uma abordagem ganha-perde entre fornecedor e comprador para uma baseada em benefício mútuo - ganha-ganha.

Público Alvo

    Profissionais da indústria, varejo e serviços, que já atuam na área e buscam reciclarem conceitos.

Programa

MÓDULO I – GESTÃO DE COMPRAS

1)INTRODUÇÃO
- A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Estratégia da Empresa
- Função do Comprador
- Perfil do Comprador 4.0 (Soft Skills e Hard Skills)
- Desafios do Comprador 4.0

2)PROCESSO DE COMPRAS
- Requisição de compras (identificando a demanda)
- Pedido de Compras (Efeitos administrativos e legais)

3)RFP / RFI / RFQ . O QUE SÃO, QUANDO E COMO UTILIZAR.
- RFP (Request for Proposal) “Solicitação Técnico
- RFQ (Request For Quotation), Elaboração e Equalização”
- RFI(Request for Information) utilizado na identificação de soluções

4)GESTÃO DE FORNECEDORES
- IQF’s. e KPI’s Indicadores de Avaliação e Desempenho
- Matriz KRALJIC: conceito, aplicação e como montar uma matriz
- Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
- Matriz de Riscos SRA – (Supplier Risk Assessment)

5) Estratégia Suprimentos – Abordagem ao Mercado
- Global Sourcing
- RFI (Request for Information) utilizado para posicionamento estratégico

6) Soluções Tecnológicas
- E-Procurement, (Leilões de Compras e Reverso)
- Outsourcing: vantagens e desvantagens

7) GESTÃO DE COMPRAS
- TCO (Custo total de obtenção)
- Cost Avoidance ou custo evitado
- Lote Econômico de Compra
- Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio
O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro
- KPI’s. Indicadores de Desempenho do setor de compras
- Exercícios

MÓDULO II – NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

1)NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS
- Conceito de Negociação
- Importância da Comunicação Verbal e Corporal nas negociações
- As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)

2)TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO
- Competitiva (Ganha-Perde)– Cooperativa (Ganha-Ganha)

3)ÉTICA EM COMPRAS
- Conduta Ética

Instrutor
Jone Cutti

Jone Cutti

- Mestre em Administração de Empresas;
- Graduado em Administração de Empresas;
- Pós Graduado em Logistica e Administração da Produção;
- 20 anos de experiência nas áreas de Logística, Materiais, Compras e Negociação em empresas dos ramos Têxtil, Metalúrgico, Eletrodoméstico, Alimentício, Papel e Celulose, Pneumáticos e Serviços;
- Consultor na área da Logística;
- Ministra treinamentos de Gestão de Materiais, Estoques, Transporte e Distribuição.