A pandemia da COVID-19 trouxe uma série de inovações no campo das relações trabalhistas, em especial o aumento enorme dos profissionais trabalhando em casa, além do chamado trabalho híbrido, que é a alternância entre o trabalho presencial e remoto. A legislação trabalhista tem procurado trabalhar sobre esses temas, mas é fato que ainda existem muitas dúvidas a respeito e, principalmente, como evitar problemas trabalhistas neste momento, já passada a pior fase da pandemia, de consolidação do trabalho remoto ou híbrido, ou mesmo o retorno definitivo ao trabalho presencial após quase dois anos em formatos mais flexíveis de trabalho. Nesse sentido, uma série de cuidados jurídicos devem ser tomados por profissionais e empresas para regular todas essa relações, seja para novas contratações, seja para os profissionais que já trabalham nas empresas.
1.Home office e teletrabalho conceitos e diferenças.
2. Alterações no contrato de trabalho, jornada e salários.
3. Redução de jornada e salários com o home office.
4. Reembolsos e valores investidos para o profissional trabalhar remotamente.
5. Controle de jornada de trabalho como fazer nos regimes de trabalho hoje existentes (virtual/híbrido/presencial)?
6. Confidencialidade das informações e LGPD como controlar o fluxo de informações com os profissionais em diferentes regimes de trabalho?
7. Como a Justiça do Trabalho deverá analisar os temas relacionados às diferenças formas de trabalho?