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Comunicação e motivação TREINAMENTOS > Comunicação e motivação
Habilidades de Comunicação e Relacionamento Interpessoal
Objetivos
- Fortalecer, nos seus domínios, as posturas e práticas de gerenciamento humano.
- Aumentar a sua compreensão sobre os estilos pessoais e gerenciais dos seus pares, podendo, assim, capitalizar melhor as suas (estilo produtivo) e melhorar o efeito sinérgico das ações individuais e conjuntas na direção dos resultados.
- Ampliar a competência administrativa e interpessoal dos participantes nas áreas de liderança, comunicação, negociação, avaliação de desempenho e relações interpessoais, proporcionando uma melhor performance gerencial orientada para a obtenção de resultados.
- Compreender a importância das suas atitudes como fator de influência no comportamento de sua equipe, na busca da sinergia para alcance das metas da sua unidade e da sua empresa.
- Capacitar-se a dinamizar a força humana, transformando-a em energia empreendedora, incrementado sua capacidade criadora, proporcionando-lhe conscientização de limites, oportunidades, alternativas e valores que envolvam as interações humanas.
- Contar com as modernas “ferramentas” de Programação Neurolingüística e Inteligência Emocional aplicada aos gerenciamento humano.
Programa completo
Módulo 1 - Como Potencializar as Relações Interpessoais

- Relações Humanas Postura/ Papéis/ Vivências.
- Contexto Empresa x Mercado.
- Conhecendo as pessoas e organização = Moral/ Conflito/ Competição.
- A ética no contexto das Relações Interpessoais.
- A comunicação e a percepção no atendimento – feedback.
- Desenvolvimento das habilidades internas e novas formas de aproximação grupal.
- As pessoas em linha de frente: Criando/ Participando/ Inovando.
- Superação de barreiras no pensar/ sentir/ agir – Retroalimentação.


Módulo 2 - A comunicação no processo de liderança

- A comunicação verbal no processo de liderança e educação
- A comunicação como ferramenta de desenvolvimento e comprometimento do cliente interno – endomarketing
- Técnica de comunicação eficaz e a audição inteligente
- Escuta ativa e reflexiva
- Construção de uma mensagem clara e objetiva


Módulo 3 - O Processo de feedback

- A importância dos feedbacks como fatores motivacionais da liderança
- A importância de não perder o momento certo de se dar um feedback
- O passo a passo do feedback motivacional positivo e de redirecionamento
- Foco na ação e no comportamento e não no indivíduo
- Tipos de feedback : silêncio, crítica, conselho , reforço


Módulo 4 - Atitudes nas Relações Entre as Pessoas que Facilitam o Trabalho em Equipe

- Como trabalhar com os outros e esclarecer sua própria função no grupo.
- Necessidades humanas que afetam o comportamento das pessoas no grupo.
- Como ser um membro eficiente e eficaz na equipe.
- Falhas que um membro de equipe deve evitar.
- A chave para as equipes vencedoras: como criar vínculos dentro do grupo.
- Os vínculos internos que unem as equipes.
- Como o dinamismo da equipe de trabalho cria um tipo de lógica mais produtiva.
- Os mandamentos de um membro da equipe. O que caracteriza uma equipe madura.
- A importância do feedback nas relações interpessoais.


Módulo 5 - Como Administrar Conflitos

- Fatores de natureza estrutural e conjuntural que determinam a origem dos conflitos nas empresas.
- Técnicas gerenciais de manejo de conflito.
- Vantagens e desvantagens do conflito.
- Estudos de casos reais de conflito, com busca de solução pelos participantes.


Módulo 6 - Como Melhorar a Comunicação Interpessoal

- Principais barreiras (ruídos) na comunicação entre pessoas e grupos.
- Como identificar, analisar e superar obstáculos ás comunicações eficientes.
- Como fazer para ser bem compreendido. Como passar informações sem causar ressentimentos.
- Como atender queixas e reclamações do pessoal e dar soluções.


Módulo 7 - P.N.L. Aplicada as Relações Interpessoais

- O que é Programação Neurolinguística (PNL)?
- Regras básicas para se programar buscando o sucesso profissional e pessoal.


Módulo 8 - Inteligência Emocional – Aprendendo Com as Emoções

- Conhecer as emoções básicas e as socialmente desenvolvidas.
- Identificar as próprias emoções e de outras pessoas.
- Desenvolver o controle emocional.
- Influenciar pessoas considerando argumentos racionais e emocionais.
- Conhecer os conceitos básicos das teorias de comunicação: análise transacional, programação neurolinguística e leitura corporal.
- Considerações gerais sobre a queda do paradigma cartesiano: integração razão e emoção.
Ministrado por
Helcio José Celi

- Graduado em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional e Recursos Humanos e MBA Gestão Empresarial FGV;
- Palestrante e instrutor nas áreas de Vendas, Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade de Serviços;
- Experiência em Gestão de RH em empresas de Grande e Médio Porte;
- Atuou para diversas empresas como Peugeot do Brasil, Volkswagen, ZF, Sachs, Honda, Warranty Group, NewHolland, Qualicorp, Carrefour, WalMart, Grupo Sonae e outras.

Infelizmente, não temos datas agendadas para este treinamento.

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