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Como trabalhar em equipe: construindo e mantendo equipes de alto desempenho
Objetivos
- Criar um clima de trabalho mais solidário, confiante e produtivo;
- Conhecer os passos para antecipar, preparar-se, controlar mudanças e reduzir a resistência do seu grupo, evitando crises e conflitos;
- Capacitar em eficientes técnicas de construção de equipes que melhorem o processo decisório e a motivação individual e grupal, traduzindo os resultados em produtividade e qualidade para a empresa;
- Dotar os níveis de chefia de seção (supervisão), de meios administrativos para a melhor condução de suas equipes;
- Apresentar informações, princípios e conceitos que possibilitem compreender a importância das suas atitudes e o reflexo destas em seu meio de trabalho e desenvolver habilidades interpessoais e de relacionamentos, visando dentro de princípios éticos a obtenção de resultados através de pessoas;
- Despertar os participantes para a necessidade de desenvolver sua percepção e sensibilidade em relação ao universo e sua volta, com o objetivo de melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal entre os pares (aprender através das diferenças);
- Melhorar a comunicação e relacionamento entre supervisor, além de estimular a integração na busca de melhores resultados em um ambiente de trabalho mais harmonioso;
- Subsidiar os participantes no aprimoramento do seu próprio estilo gerencial, direcionando-o para torná-lo mais flexível e eficaz ao contexto profissional onde atuam;
- Dar uma visão sistêmica e integral para a melhoria do padrão de excelência dos participantes, no desempenho dos papéis e atividades relacionadas às suas funções na equipe;
- Criar condições para o desenvolvimento harmonioso do trabalho, elevação da produtividade e maior satisfação do elemento humano na empresa.
Público-alvo
Supervisores, líderes e gestores.
Programa completo
Como Transformar Equipes em Potencial em Times de Alta Performance

- Principais características de uma equipe.
- As chaves para construir e manter uma equipe forte.
- Como integrar os membros da equipe em suas funções.
- Toda equipe é um Grupo, mas nem todo Grupo é uma Equipe. ? Compromisso - Cumplicidade - Resultados.


O Conceito de Construção de Equipe (Team Building)

- Diferenças entre grupo x equipe de trabalho.
- O que é realmente construção de equipe.
- Principais objetivos de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE.
- Etapas do processo de construção de equipe.
- Fases comportamentais do processo de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE.
- O que se espera de uma equipe.
- Modelos de atuação em construção de equipes.
- As várias possibilidades do uso da equipe.


Considerações Gerenciais na Reestruturação de Equipes

- Mudança de estilo do supervisor como facilitador de desenvolvimento da equipe.
- Como conseguir o máximo da eficácia gerencial com a equipe.
- Como transformar um grupo desmotivado em equipe vencedora ¬Reduzindo tensões internas.


Como Renovar Para Atingir Resultados

- Nascimento ou desenvolvimento do grupo.
- Aplicação: as várias possibilidades de construção de equipes.
- Definir e envolver a equipe com os objetivos da organização ? obter comprometimento dos membros.
- Mudança de valores culturais.
- Desenvolvendo a equipe, considerando a maturidade profissional de cada um - Conhecer-se a si mesmo e rever seu próprio papel à frente da equipe.


As Necessidades do Trabalho em Equipe e Seus Desafios

- Por que trabalho em equipe e trabalho em grupo?
- Origens de um trabalho em equipe;
- Principais desafios a uma equipe.


Benefícios da Aplicação das Técnicas de Construção de Equipe

Mudanças Comportamentais

- Como o processo de mudança do mundo mental interior reflete o nível cada vez maior de mudanças no mundo exterior em termos culturais.
- Quebra de resistências: como quebrá-las (gestaltica).


Cooperação nas Equipes

- Diminuição da competição pelo aumento da cooperação por meio do processo ganha-ganha (win-win).


Motivação: Como Exercer a Gerência Levando em Conta os Aspectos Humanos da Função

- Técnicas de motivação e energização.
- Por que as pessoas trabalham.
- Exame dos estudos sobre motivação.
- Compreensão das diferenças entre as pessoas.
- Método de estímulos da motivação.
- Como criar um ambiente motivador.


Jogos de Empresas: Explorando Situações de Cooperação e Conflito Para o Desenvolvimento de Relações Interpessoais Positivas

- Caso prático: vivenciando o "jogo do cassino". Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar e fazer relações humanas. Explorando o poder da visão do objetivo para alcance de resultados econômicos significativos para empresa);


Feedback nas Comunicações e nas Relações Interpessoais

- Conceito. Feedback no processo de comunicação: para que serve?
- A importância do feedback nas relações interpessoais.
- Significados de feedback. Tipos de feedback.
- Por que difícil dar e receber feedback?
- Como superar as dificuldades e bloqueios ao feedback.
- Como dar e receber feedback.
- Habilidades interpessoais para dar feedback: exercícios práticos.
- Percepção e feedback: o modelo de Johari: diagnóstico, análises e conclusões.


Atitudes nas Relações Entre as Pessoas que Facilitam o Trabalho em Equipe

- Como trabalhar com os outros e esclarecer sua própria função no grupo.
- Necessidades humanas que afetam o comportamento das pessoas no grupo.
- Como ser um membro eficiente e eficaz na equipe.
- Falhas que um membro de equipe deve evitar.
- A chave para as equipes vencedoras: como vínculos dentro do grupo.
- Os vínculos internos que unem as equipes.
- Como o dinamismo da equipe de trabalho cria um de lógica mais produtiva.
- Os mandamentos de um membro da equipe. O que caracteriza uma
- Equipe madura.
- A importância do feedback nas relações interpessoais.
- A psicologia positiva do grupo de trabalho.


Habilidades Pessoais e Auto-Conhecimento: Conhecendo Estilos Comportamentais Para Relacionar-se Melhor

- O poder da ação, a inteligência e o uso das habilidades pessoais. . O poder do autoconhecimento: exercícios de auto-imagem, auto¬ estimam, swish, polaridades e incongruências.
- Hierarquia dos critérios proporcionando o sentimento de equipe.
- Como identificar seu estilo comportamental dominante: lidando com suas forças (estilo produtivo) e fraquezas.
- Como relacionar-se com seus superiores e colaboradores de acordo com suas características de estilo. Capitalizando sobre suas forças para obter melhores resultados.
- Como ser um colaborador mais produtivo e eficaz para sua hierarquia superior em função de suas características de estilo.
- Como identificar os pontos fortes de seus subordinados e tirar proveito de suas forças produtivas (características dominantes de estilos).
- Identificando condições ambientais mais favoráveis para capitalizar sobre as forças produtivas de acordo com os estilos dominantes de cada membro da equipe.
Ministrado por
Helcio José Celi

- Graduado em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional e Recursos Humanos e MBA Gestão Empresarial FGV;
- Palestrante e instrutor nas áreas de Vendas, Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade de Serviços;
- Experiência em Gestão de RH em empresas de Grande e Médio Porte;
- Atuou para diversas empresas como Peugeot do Brasil, Volkswagen, ZF, Sachs, Honda, Warranty Group, NewHolland, Qualicorp, Carrefour, WalMart, Grupo Sonae e outras.

Infelizmente, não temos datas agendadas para este treinamento.

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