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Como implementar os conceitos e os princípios do Balanced Scorecard na prática
Objetivos
- Apresentar os conceitos do Balanced Scorecard e sua aplicação na gestão estratégica das empresas;
- Detalhar e praticar a metodologia voltada a atingir objetivos estratégicos;
- Posicionar os participantes com relação às atuais práticas de mercado ligadas ao BSC e aos KPI - Key Performance Indicators - Indicadores chave de performance;
- Permitir o conhecimento prático das ações necessárias para a implantação e implementação do BSC;
- Apresentar a relação entre o BSC e os indicadores de desempenho apoiados no PNQ- Prêmio nacional da Qualidade.
Público-alvo
Executivos, gestores e profissionais das áreas de controladoria, finanças, administrativa, orçamentos, contabilidade, planejamento estratégico e profissionais envolvidos com a mensuração de desempenho de suas empresas que tenham necessidade de domínio de conceitos e instrumentos de gestão e planejamento e transformação organizacional.
Programa completo
Módulo 1 - Introdução e Visão geral do BSC

- O que é o Balanced Scorecard?
- Histórico do BSC;
- Diferenças em relação a outras sistemáticas de Planejamento e Controle;
- Definindo as partes interessadas na empresa;
- As quatro perspectivas do BSC - Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento;
- Como medir o desempenho de uma organização de forma quantitativa;
- Como fazer a integração das perspectivas e seus indicadores.


Módulo 2 - Preparação para o Balanced Scorecard e Cronograma de Implantação

- Condições necessárias para a implantação;
- Alinhando a organização pelo BSC;
- Como obter a colaboração interna em todos os níveis hierárquicos;
- Desenvolvendo os facilitadores do programa;
- Workshops - objetivos e técnicas;
- Cronograma detalhado de implantação;
- Como desenhar o seu Balanced Scorecard.


Módulo 3 - Desenvolvendo e utilizando os indicadores

- Conceito de indicadores de causa (incomes) e de efeito (outcomes);
- Os indicadores abstraídos dos sistemas integrados ERP;
- Os indicadores que terão que ser criados;
- Indicadores quantitativos e qualitativos;
- Exemplos de indicadores;
- Como quantificar os indicadores não financeiros;
- Como efetuar a manutenção periódica dos indicadores.


Módulo 4 - Implantando o BSC

- O processo de construção do Balanced Scorecard passo-a-passo;
- Características principais em cada uma das perspectivas;
- Elaboração do Mapa Estratégico (mapeamento dos indicadores);
- Pontos a observar no levantamento das informações;
- Influência do BSC em remuneração e incentivos;
- Balanced Scorecard e o Orçamento da empresa;
- Maximizando sinergias entre Unidades de Negócio;
- O BSC e as ferramentas de informática.


Módulo 5 - Como gerenciar com o BSC

- Implementando o programa de gerenciamento do BSC;
- Formulários para controle;
- Como funcionam os sistemas informatizados de construção e controle do BSC;
- Dúvidas e discussões de casos específicos.


Módulo 6 - Dificuldades na implantação do BSC

- O BSC como aculturamento e não como um plano;
- As barreiras na implantação da estratégia;
- Limitações a serem superadas na implantação;
- Benchmark de caso real de empresa que implantou o BSC.


Módulo 7 - Critérios de excelência

- Os critérios de mensuração de excelência do BSC em observância ao PNQ.
- Trabalharemos um caso prático completo com os passos para implantação do Balanced Scorecard.
- Será apresentado um CASE STUDY de uma EMPRESA REAL na implantação do BSC e as dificuldades encontradas por ela.
Ministrado por
Norberto Giuntini

- Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica na FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado;
- Formação em Economia (Mackenzie), Ciências Contábeis (UNIP) e especialização em Controladoria pela FGV - Fundação Getúlio Vargas;
- Docente na disciplina "Contabilidade Internacional" no curso de MBA de Gestão Empresarial da Trevisan escola de Negócios em São Paulo - SP;
- Docente nas disciplinas "Controladoria Estratégica" no curso de Pós Graduação em Controladoria da Universidade de Caxias do Sul;
- Docente nas disciplinas "Contabilidade Internacional", "Indicadores de Desempenho Estratégicos" e "Contabilidade Societária" no curso de MBA em Controladoria da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - SP;
- Docente na disciplina "Finanças Empresariais" no Curso de MBA Executivo do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP;
- Docente na disciplina "Contabilidade Introdutória e Gerencial" no Curso de Graduação de Administração de Empresas do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP;
- Experiência profissional de 24 anos trabalhando em empresas de grande porte como: Mercedes Benz, Price Waterhouse, Grupo Belgo Mineira e Caloi;
- Experiência de 10 anos em consultoria empresarial em empresas de médio e grande porte, inseridas em diversos segmentos de mercado;
- Palestrante homologado pelo CRCSP - Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo;
- Autor de diversos artigos publicados em periódicos e apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais de Contabilidade e Custos.

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É necessário o uso de uma calculadora simples.

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